quarta-feira, 14 de outubro de 2015

 Clique para comentar nesta postagem!

Olá, Paísianos!
Aqui estou eu mais uma vez.

Sinopse
Um crime abala a cidade de Coronel Boaventura: um corpo é encontrado na Biblioteca Municipal (que, aliás, estava trancada pelo lado de dentro), vestido com roupas elegantes e segurando um livro chamado "O Mistério do Caso Boaventura". Espalha-se pela redondeza o boato de que o livro possa estar amaldiçoado pelo fantasma do fundador da cidade. Enquanto isso, Evangeline Maria Ayler – uma garota de onze anos – e sua amiga Hanna Auster passam a estudar num semi-internato particular, o Instituto Educacional A. W. Sigma. Ambas são garotas simples, moram numa favela, e precisam se desdobrar para se adaptar à nova vida entre os filhos da elite. Evangeline logo descobre que há um mistério envolvido nesse convite a estudar no Instituto: o diretor Último Wing, seu tio de consideração, possui questões mal resolvidas com a mãe da garota, parece ser o tipo de sujeito no qual não se pode depositar confiança. Durante o ano letivo Evangeline tenta resolver vários mistérios, como o caso da morte na biblioteca, um rosto que lhe espia das sombras, um garoto estranho e seu gato peludo; além de vários outros enigmas e questões comuns que fazem parte dos desafios de ser uma pré-adolescente; tudo isso com muita diversão e aventura.


Hoje trago para vocês uma nova resenha de um livro nacional. Desta vez tive o prazer de ler o primeiro livro da saga DSA (edição especial de um ano), numa parceria com a autora Sheila Lima Wing. Esta edição especial de um ano veio com alguns links interessantes no começo ou no fim de alguns capítulos, levando o leitor a ter uma experiência de leitura mais interativa; com imagens de certos personagens, músicas e textos com informações extras. Muito legal!
Mas na verdade, eu estava com essa resenha pronta há alguns dias, mas como havia começado a criar esse novo blog, resolvi deixar para posta-la aqui, como postagem de inauguração (as postagens anteriores vieram do outro blog.)
Então, vamos logo à resenha:

Quando comecei a ler este livro, não conhecia o enredo e sequer li a sinopse; mas mesmo assim eu pensei que tratasse de uma história de fantasia e mistério. Bem, o mistério está lá, em toda parte. Este é um ponto muito importante no livro, e toda a narrativa é repleta de acontecimentos intrigantes. A vida de Evangeline Maria Ayler dar uma boa 'guinada' quando seu tio de consideração, o Diretor Último Wing, lhe convida a estudar no Instituto A. W. Sigma, um semi-internato muito conceituado. É a partir daí que começamos a perceber que a vida de Evangeline é marcada por segredos que, aos poucos, ela sente uma necessidade palpável de desvenda-los. Neste quesito, para mim, o livro é uma grande busca pela verdade sobre si mesmo, perpetrada por uma menina muito inteligente e curiosa.
E a fantasia? Ela também está lá. Mas o enredo deste livro em específico não se trata de uma fantasia. Então, como é isso? Acontece que a narrativa é tão encantadora que mesmo não sendo uma história com elementos de fantasia evidentes, comumente encontrados em livros do gênero mencionado, ainda assim há fantasia em Doce Sonho Alado. Uma fantasia sutil e sensível que muitos poucos podem enxergar de verdade, muito embora ela esteja bem aí, ao redor de cada um.
 " Como pode não haver magia nisso? Pode não ser como a gente encontra nos livros, mas a parte do inexplicável fica por sua conta."
Esta é uma passagem que exemplifica essa fantasia que está presente no livro, mas ainda é bem mais sútil que isso. É todo o modo como a autora narra a história, simples e sincero. E este é uma personagem que personifica esse tipo de pessoa que nos mostra algo a mais no comum; e como tal, é uma personagem interessante e por quem se é atraído. E é apenas um dos muitos personagens do livro. Que não são poucos, destacando-se entre eles Aurora, mãe de Evangeline, e Último Wing, diretor do Instituto A. W. Sigma, cuja relação entre eles é conturbada e motivo de preocupação e aflição para Evangeline. Qual o segredo tão bem guardado? O que teria acontecido para existir tanta hostilidade por parte de Aurora para com o diretor do Instituto e tio de consideração de Evangeline Ayler? São apenas algumas das questões que instigam uma menina em sua busca por respostas.
Há também os outros alunos do Instituto, assim como os professores e de mais funcionários, e cada um tem algo a contribuir durante o enredo, muitas vezes auxiliando Evangeline em suas... andanças.
Algo que eu quero comentar, também, é sobre o modo como a autora retrata o dia a dia no Instituto A. W. Sigma; é natural, e em muitos momentos eu imaginei-me também em sala de aula, lembrando-me de quando frequentava a escola no fundamental. Sério, essa sensação de voltar para a escola daquele tempo foi muito legal.
Para finalizar, Doce Sonho Alado foi uma leitura encantadora e muito divertida, com uma narrativa fácil de acompanhar e em nenhum momento enfadonha. O mistério prendeu-me do início ao fim, possibilitando que eu levasse somente um pouco mais que dois dias para terminar de ler este primeiro volume. Perguntas são respondidas, e perguntas ficam sem respostas, num convite mais que tentador a continuar a seguir com Evangeline e seus amigos na busca pela verdade -  e nas inevitáveis confusões!
Algo que pode se revelar bem perigoso...



Bem, se você se interessou pela obra da autora Sheila Lima Wing, acesse o site da autora para muito mais informações sobre este primeiro volume da saga DSA, assim como os de mais volumes, clicando: AQUI.
Links para encontrar o livro Doce Sonho Alado, primeiro volume da saga DSA:

  Aqui estive mais uma vez, Paísianos, e agora estou...




Um comentário:

  1. Own, que ótima resenha! E fico feliz que tenha notado essa pontada de fantasia, minha intenção é justamente essa: ir adicionando elementos aos poucos, pois embora a Evie seja bastante sonhadora, também tem seu lado cético, precisa aprender muitas coisas antes de perceber o que está acontecendo à sua volta. Bom saber que você teve uma experiência legal, sempre fico emocionada quando vejo que o meu livro fez a diferença na vida da pessoa, nem que seja um pouquinho.

    Mais uma vez, deixo aqui o meu muito obrigada por todo o carinho!
    Desejo saúde, sucesso e muitas páginas lidas e escritas!

    Beijinhos Alados ♥

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...